quarta-feira, 1 de maio de 2013

Conteúdos do 2° Bimestre 1° ano

 Olá alunos do 1° ano!!

Nesse 2° bimestre  iremos estudar A Grécia Antiga. 
Leiam o texto extraído do livro didático  do 6° ano, de Nelson  Pilleti & Claudino Pilleti ( editora Ática) com uma linguagem de fácil entendimento. Aproveitem!!

  

GRÉCIA ANTIGA

    

       A Grécia Antiga localizava-se no sudeste  da Europa, bacia oriental do Mar Mediterraneo entre os mares Jônio e Egeu. A região de relevo bastante acidentado com várias cadeias de montanhas, isso dificultava a comunicação terrestre. O litoral era muito recortado com muitas ilhas,  que facilitava o comercio marítimo. A História  é dividida em 5 períodos, sendo ele: Pré-Homerico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenistico. 
     No período Pré - Homérico a Grécia foi invadida por diversos povos: aqueus, jônios e os eólios, e também os dórios.Os aqueus fixara-se na península do Peloponeso, e fundaram a cidade de Micenas , estabeleceu estreita relação  com os habitantes da ilha de Creta, localizada ao sul, do mar Mediterrâneo.  Essa  relação  entre Nicenas e Creta originou-se a cultura creto-micênica. Os cretenses dedicava-se  ao comercio, dominavam  a escrita e destacaram-se nas artes como arquitetura, escultura e pintura.
     Mais tarde por volta de 1400a.C. o povo aqueus  que ja haviam absorvido boa parte do conheciemnto dos cretenses  dominaram essa sociedade, atacando e conquistando Cnossos, a principal cidade cretense.
    Depois vieram os jônios e os eolios e por último os dórios. Esses aniquilaram a sociedade dos aqueus. essa invasão dos dórios, marca o início do período Homérico.  Com a Chegada dos invasores, muitos habitantes  migraram para outras regiões,  como o interior do continente  e o litoral  da Ásia Menor. Isso fez com que  surgissem  em toda  a região  pequenas  comunidades, oeganizadas  conforme laços de família.
Foram os dórios que fundaram  a cidade-Estado de Esparta e os jônios fundaram a cidade de Atenas. As duas principais  cidades da Grécia Antiga.
     O período Homérico é estudado até hoje por muitos arqueólogos e historiadores, pois por muito tempo, todas as informações que se tem desse período   foram encontradas nas obras do poeta Homéro: Iliada e Odisseia. - Daí o  nome atríbuido ao periodo - Homérico. Mas, um arqueólogo chamado Henrich Scliemann  interessou-se por esse período,  financiou uma viagem até a Grécia ( Istambul) próximo da Turquia descobriu uma grande arca com muitos objetos entre eles uma máscara que segundo análises com carbono 14, foi constatado que era do ano 1400a.C. o que comprova a história contada nos poemas de Homéro. Ilíada narra a  a guerra dos gregos contra  Troia ( Ilion). E Odisseia narra as aventiuras de Ulisses
(Odysseus) em seu regresso  para encontrar a mulher e ao filho na Ilha de Ítaca.
    Nessa época ( sec VIII a.C.) a vida era baseada  a família ou o clã. O clã era comandado por um chefe ou patriarca. A propriedade era coletiva. Cultivavam-se cereais, videiras e oliveiras. Criavam-se cabras, ovelhas e porcos. Também produziam objetos de cerâmica, tecidos rústicos,  armas e embarcações. O comércio funcionava a base de trocas de mercadorias.
    O fim do período Homérico, é marcado perlo crescimento  da população e escassez de terras férteis. Essa situação  provocou a crise , que desagregou  as comunidades  baseadas em parentesco.
assim, as terras pertencentes ás grandes famílias acabaram sendo divididas entre seus menbros. Os paremntes mais proximos do patriarca ficaram com as melhores terras, dando orígem a uma grande desigualdade social. Constitui-se dessa forma, uma poderosa aristocracia rural. Uma pequesa parte que detinha de muitas terras, e uma grande parte da população ( pequenos agricultores)com pouca terra, outros ainda sem nada.Muitos conflitos surgiram. E áoara se fortalecer, alguns clãs procuravam unir a outros. Assim construiram fortalezas  nas colinas  centrais dos vales, cercadas por muralhas de madeira. Aos poucos , as pessoas  foram abandonando  as comunidades e isntalando-se  perto das muralhas. 
     Esse processo deu orígem ás pólis ( cidades- estados da Grécia). eram cidades independntes entre si,  cada  uma tinha suas leis, seus deuses, seu governo, inicialmente eram governadas por um  rei, um conselho de nobres  e uma assembleia  de guerreiros. As principais cidades da Grécia  foram: Atenas, Esparta,  Tebas, Mégara, Corinto, Mileto, Argos e Mégara.
 
 Observe o mapa.


 

  

Sugiro que assitam a esses vídeos  para ampliar os conhecimentos a respeito dessa grande civilização.
Ainda recomendo  as obras de Homéro - Ilíada e Odisseia.
 


 Parte1




 parte 2






  parte 3



Referências:
Livro didático de 6° ano   
PILLETI, Nelson & Claudino História e Vida Integrada, Editora Ática Brasilia /DF.2008



Bons estudos!! ;)

 Curiosidades da Grécia

JOGOS OLÍMPICOS

Você ja parou pra pensar qual a orígem das olimpíadas?

E como seriam os primeiros jogos olímpicos?

Qual seria a importância dos jogos para os gregos?

Você  sabe a razão dos cinco aneis entrelaçados na bandeira  olímpica?

Será que as olimpíadas hoje tem o mesmo significado que tinha na Grécia Antiga?

Assista aos vídeos e descubra tudo sobre as olimpíadas!! 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário