quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Conteúdo de História para o 1° Ano do Ensino Medio

 O Sistema Feudal

Nesse mês de agosto, estudaremos o Sistema Feudal. As aulas serão cheia de ações para que o ensino aprendizagem aconteça. teremos muita leitura compartilhada, atividades de fixação e leitura silenciosa, produção de textos, buscando a compreensão do que foi lido e pesquisado. No final do mês, depois de de terem assimilado bem todo o conteúdo, em grupos, produzirão quadrinhos, com desenhos,balões,  contado toda história da sociedade feudal. Mãos à obra galerinha animada. Abram seus livros e suas mentes e deixe a HISTÓRIA entrar!!  Bons estudos!!!  Abraços da Profª Dulce.


Miniatura correspondente ao mês de março, parte do livro “As riquíssimas horas do duque de Berry”, de 1411-1416. Mostra a propriedade feudal, com o servo trabalhando as terras e o castelo do senhor ao fundo. (Museu de Chantilly, França.)
Imagem de um feudo o servo trabalhando nas terras do sr. feudal



Explanação sobre o Feudalismo:

Tudo começou no século V com a decadência do Império Romano e as Invasões bárbaras.( povos germânicos). Também podemos atribuir outros fatores para a formação do feudalismo como:  Além desagregação política, econômica e social do Império Romano do Ocidente com a invasão dos povos germânicos, houve  a  criação de vários reinos germânicos (francos, visigodos, burgúndios, anglo-saxões); O êxodo urbano: pois com as invasões e a insegurança, muitas pessoas saíram das cidades e foram morar no interior ou seja no campo, por isso, uma das principais características  do feudalismo é o modo de vida rural, com isso houve o enfraquecimento do comércio, devido aos saques cometidos pelos povos invasores e a diminuição das atividades econômicas, sociais e culturais realizadas nas cidades, uma vez que as pessoas estavam migrando para  a vida rural, onde pudessem ter  mais segurança nas propriedades muradas dos grandes proprietários. Outra característica que se pode perceber do sistema feudal é o poder descentralizado. Ou seja, com a divisão do impero Carolíngio,  cada proprietário ( reis, príncipes, duques, condes, viscondes e a própria Igreja católica)  detinha o poder de suas terras ou dos seus domínios, com isso não havia mais uma unidade de poder central fortalecido, era apenas simbólico,  mas, cada proprietário administrava suas terras com suas próprias leis detendo o poder em suas mãos. Assim, podemos perceber, o grande poder da Igreja na Idade medieval, que é outra característica do sistema feudal: a forte religiosidade.
 Os grandes senhores feudais eram chamados de suseranos e quem recebia o benefício
( terra) era chamado de vassalo, O vassalo por sua vez, poderia ser suserano de outros servos... havia uma hierarquia na sociedade feudal. Mas de qualquer forma todos os que se dirigiam aos  senhores feudais eram obrigados a cumprir um ritual ou homenagem, termo utilizado por alguns autores, que nada mais era que O Contrato de Fidelidade.  Nesse ritual Suserano e vassalo se encontravam, e um de frente para o outro, o servo ajoelhado com uma das mãos na mão do sr. feudal e a outra na bíblia faziam um juramento de fidelidade professando algumas palavras de compromisso e lealdade entre eles. Vale lembrar que nesse período medieval, a palavra valia ouro. não havia contrato escrito para se fazer valer o que se havia prometido, bastava a palavra. Finalizavam o juramento com o beijo. Alguns autores afirmam que o beijo era na boca.
O juramento de fidelidade


O Poder e a divisão do feudo.

No sistema feudal o poder era descentralizado cada senhor feudal governava suas terras.  Por isso não havia a ideia de Nação ou Estado. Todos deviam obediência ao sr feudal. Este morava no castelo com toda sua família, o castelo era rodeado de muros altos com torres de vigia para proteção e segurança de todos. Nos feudos havia igreja, armazéns, (onde guardavam alimentos para épocas de guerras ou de seca.) as terras eram divididas. havia o manso sehorial- que eram as terras do rei ou senhor feudal o manso servil( terras onde o vassalo residia e plantava para si) e o manso comum -
 ( florestas- essa parte do feudo era comum à todos, porém a caça era somente permitida ao senhor feudal).
Além da divisão do feudo havia os impostos, ou obrigações impostas ao servo ou vassalo. as principais obrigações eram: talha, corveia e banalidadesA talha era o imposto pago pelo uso da terra, e tudo que o servo produzia nessas terras 30%  era para o senhor feudal. A Corveia, era o trabalho compulsório, ou seja, o servo ou vassalo deveria trabalhar nas terras do senhor feudal 3 vezes por semana e tudo que era produzido nessas terras pertencia tudo ao senhor feudal. As banalidades eram impostos pagos pelo uso dos instrumentos e instalações do feudo que pertenciam ao senhor feudal. Como por exemplo o uso do tear, a forno, o moinho, etc... e tudo quanto fosse produzido com a utilização desses instrumentos, 30% pertencia ao senhor feudal.
 A alimentação era a base da agricultura  cultivada ali mesmo no feudo, além da caça e hortaliças. A higiene era um problema na era medieval, pois não havia essa preocupação, O lixo era jogado das janelas dos castelos para fora, não havia saneamento básico e nenhuma infraestrutura nesse sentido. Com isso, muitas doenças se alastraram na Europa, como a peste negra ou peste bubônica- doença transmitida pela pulga que é contaminada pelos ratos. Essa doença dizimou quase 2 terços de toda a Europa.











2 comentários:

  1. oi estou fazendo uma pesquisa estou no 1 ano do ensino medio e o saite aqui me interessou bastante ....mais nao entendi bem ainda
    assim mais explicando melhor o que realmente foi o feudalismo alguem

    ResponderExcluir
  2. Olá! De maneira bem simplificada, o Feudalismo foi um sistema econômico, político e cultural que vigorou na Europa do século V ao XV, após a queda do Império Romano. O bem principal era a terra e a mão de obra baseava-se na servidão. No sistema feudal a vida era rural, produziam tudo para seu sustento. O servo devia obrigações ao senhor feudal e pagava com trabalho e parte da colheita. O poder era descentralizado e havia uma forte religiosidade!! Espero ter ajudado. Bons Estudos!

    ResponderExcluir