segunda-feira, 2 de setembro de 2013

LÓGICA

CONTEÚDO DE LÓGICA PARA O 3° ANO


Texto simplificado sobre alguns termos da Lógica.

Lógica: É o ramo da filosofia que cuida das regras do pensar, ou seja um instrumento do pensar. Segundo Aristóteles a lógica não é uma ciência propriamente, mas uma condição necessária para o conhecimento  científico. Aristóteles é considerado o pai da lógica,  e todos os seus conhecimentos foram reunidos  na  obra ORGANON. Segundo ele, a função da lógica é estruturar o raciocínio para que ele seja correto e tenha validade.

 Alguns termos:
Premissa: é um enunciado verbal que também  podemos chamar de proposição e vem antes da conclusão.
Raciocínio: é o processo mental,  que consiste em  coordenar 2 ou mais juízos  antecedentes em busca de novo juízo, que chamamos de conclusão ou inferência.

Exemplo:      1ª premissa: o ser humano é racional
                     2ª premissa: Você é ser humano
       conclusão: Logo você é racional.

FALÁCIA: Argumento Inválido

Num argumento inválido, quanto à lógica, as premissas são inadequadas para sustentar a conclusão. esse tipo de argumento é chamado de falácia.
Exemplo de argumento falacioso:  a) Proposição verdadeira.- Todos os gatos de 4 patas são perfeitos.
                                                       b) Proposição verdadeira.- Mimi é um gato de 4 patas.
                                           Conclusão verdadeira)           Logo Mimi é um gato perfeito.
Independentes de serem verdadeiras as premissas desse argumento, trata-se de  de uma falácia, pois, todos os gatos perfeitos possuem  4 patas , mas, não é valido  concluir que Mimi seja perfeito pelo fato de possuir 4 patas. Em outras palavras, as premissas  desse argumento não oferecem  justificativas  lógicas  para validarem  sua conclusão.

As falácias muitas vezes nos enganam porque podem confundir com as formas válidas de argumentação. Podem também,  ser construidas de má fé, com a intenção de enganar para  esse tipo de falácia damos o nome de sofismas.
 Uma maneira eficiente de reconhecermos um argumento inválido ou falacioso é compará-lo com outro argumento de sua mesma forma, mas, que tenha premissas verdadeiras e a conclusão falsa. Trata-se do método do contra - exemplo;

Premissa verdadeira-           Todos os gatos  perfeitos possuem  4 patas
Premissa verdadeira-           Meu cachorro possui 4 patas
Conclusão falsa:  Meu cachorro  é gato  perfeito 

Argumentos Dedutivos e Indutivos

Dedução:  o Silogismo. raciocínio que se desenvolve de premissas gerais  para uma conclusão particular - . 

Indutivo: raciocínio que  partindo  de proposições particulares chega-se a uma conclusão geral

Silogismo- argumento composto de duas premissas e uma conclusão (é a forma mais adequada  de estrutura  lógica de pensamento).  

Exemplo de Silogismo:

Premissa A: Todo  animal nasce, vive e morre.
premissa B- Ora, o tigre é um animal,
Conclusão  ---> logo o tigre nasce, vive e morre.

Analisando a forma lógica, percebemos do silogismo podemos perceber que  a conclusão obtida já estava implicitamente  contida na premissa A. Entretanto,  para descobri-la ou explicá-la, utiliza-se  um juízo intermediário  expresso na premissa B.

Indução- argumento  que, partindo da  de preposições particulares, procura chegar a uma conclusão geral. Exemplo:
premissa A-    As plantas,os animais, os fungos e as bactérias são seres vivos.
premissa B-    Ora, as plantas os animais, os fungos e as bactérias são formados por células.
conclusão--> Logo, todos os seres vivos  são formados por células.

Partindo da observação e análise  dos fatos  e fenômenos, podemos  elaborar proposições particulares verdadeiras. Com base nessas proposições, o argumento  indutivo tende  a conclusões  gerais  apenas  provavelmente verdadeiras, mas não  seguramente verdadeiras. Isso porque , no argumento  indutivo a conclusão extrapola as informações  contidas nas proposições. Amplia-se o conteúdo  dessas informações. assim,  essa conclusão  pode se falsa , mesmo que as proposições sejam verdadeiras. No exemplo anterior sobre as plantas e animais etc..as premissa A e B são consideradas corretas pelos biólogos. Mas, a conclusão, que diz "todos os seres vivos possuem células" é falsa. Isso porque, os vírus são seres vivos e não possuem células, como ficou demonstrado em exames de microscópio eletrônico. Os animais apresentados no exemplo não abrangem  o conjunto  de todos os  seres vivos existentes, foi além das informações das premissas, por isso, esse algo  extrapolado  tornou a conclusão falsa.

O raciocínio indutivo é extremamente importante  porque sua finalidade é ampliar os limites  do conhecimento humano. Nessas ampliações corre-se o risco  de chegar a conclusões falsas.  Mas se os cientistas não estivessem dispostos a correr riscos, de errar e acertar, jamais nossos conhecimentos avançariam, pois nenhuma proposição nova poderia  ser elaborada, nenhuma  teoria  diferente poderia ser concebida. Assim, o conhecimento humano permaneceria eternamente fechado em torno  de princípios estáticos, rigidamente estabelecidos.

Felizmente isso não acontece no mundo filosófico e científico. Trabalhando em busca da verdade,  filósofos e cientistas continuam refletindo e observando sistematicamente fatos e fenômenos , procurando extrair  conclusões gerais  capazes  de explicá-los. essas conclusões  teóricas  permanecem  como verdadeiras  até que sejam rejeitadas cientificamente (em todo ou em parte) por alguma  outra nova teoria que, por sua vez, será a esse mesmo processo de reexame crítico.

 Fonte:
COTRIM, Gilberto -Fundamentos da Filosofia -Para uma Construção Consciente- Ed Saraiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário